Marjorie Merriweather_ Fonte: Livro_20th Century Jewelry & The Icons of Style

Marjorie Merriweather_ Fonte: Livro_20th Century Jewelry & The Icons of Style

Marjorie Merriweather Post (1887-1973) – uma das mulheres mais expressivas e influentes do século XX, nascida em Springfield – Illinois – USA, filha do maior empresário americano do segmento de cereais (Postum Cereal Company), Charles William Post e Ella Letitia Marriweather. Casou-se aos 18 anos com um banqueiro bem sucedido do mercado de investimentos aos 18 anos e aos 27, com a morte de seu pai, herdou uma das maiores fortunas da época. Marjorie teve uma educação exemplar, digna de qualquer membro da realeza britânica e era exímia apreciadora de artes e joias, construindo durante sua badalada vida social no jet-set nova-iorquino, um dos maiores acervos de joias jamais vistas. Vamos comentar e mostrar para vocês algumas das peças mais importantes de seu acervo nos próximos posts.

Nesta pintura produzida pelo artista italiano Giulio Blaas, Marjorie está pousando com as melhores joias do seu acervo, da época (1930). Dentre elas está um par de brincos de diamantes que pertenceu a Maria Antonieta, uma pulseira de platina com safira e diamantes (Cartier, 1923), um anel de esmeralda colombiana e um espetacular colar de pérolas naturais medindo, aproximadamente, 1,70 metros.

 

Em seu aniversário de 40 anos (1928) Marjorie ganhou de seu marido um par de brincos de diamantes composto por duas gotas de 14.25 cts e 20.34 cts, respectivamente. A joia pertenceu a rainha da França, Maria Antonieta, que foi doado ao seu marido pelo príncipe Felix Yusupov em reconhecimento pelo período que trabalhou na Rússia.

Sem premeditar a surpresa que seu marido lhe faria, ela se antecipou e adquiriu de Jacob Winton, pai do Harry Winston, um anel composto por uma espetacular esmeralda colombiana, pesando mais de 20 quilates.

Por ser considerada uma pérola do jet-set internacional, não lhe faltavam ofertas com oportunidades para adquirir joias e objetos de artes produzidas pelos artistas mais renomados do mercado.

A diadema (coroa ou tiara) presenteada por Napoleão I à sua segunda esposa Arquiduquesa Marie-Louise da Áustria, em 1810, foi elaborada, originalmente, pela joalheria Etienne Nitot & Fills (Paris) e confeccionada em ouro e prata, adornada por 1006 diamantes de lapidação old mine (Brazil) pesando aproximadamente 700 quilates e, 79 esmeraldas colombianas com peso total de aproximadamente 480 quilates. Porém, na década de 1950, os descendentes da Imperatriz Marie-Louise venderam-na para os joalheiros Van Cleef & Arpels que, retiraram todas as esmeraldas da coroa e as utilizaram em outras joias confeccionadas pela grife, explorando o apelo de que as joias eram adornadas por esmeraldas que haviam pertencido a Napoleão I e sua esposa. Mais tarde, por volta de 1958, a joalheria recolocou no colar espetaculares turquesas persas, pesando mais de 540 quilates, no lugar das esmeraldas.

Marjorie Merriweather_ Fonte: Livro_20th Century Jewelry & The Icons of Style

Marjorie Merriweather_ Fonte: Livro_20th Century Jewelry & The Icons of Style

Em 1962, a diadema foi exposta, em conjunto com outras joias da Imperatriz Marie- Louise, no Museu Louvre de Paris. Em 1971, a milionária Marjorie Marriweather Post a adquiriu e, mais tarde, a doou para o museu Smithsonian.

Marjorie tinha fascínio por joias raras e carregava com ela um refinado bom gosto. Era vista por alguns merchants de artes da época como a “Caçadora de Tesouros”. Em 1960 ela comprou da Harry Winston, para sua coleção, um colar composto por 47 diamantes old mine e briollet com peso total de 263 quilates que pertenceu a Napoleão. Mais tarde, também o doou para o Smithsonian Museo (Washington).

Ela tinha o dom do comércio e do empreendedorismo correndo em suas veias, assim como a simpatia e a exuberância de uma rainha. Não deixava passar na sua agenda, uma boa oportunidade onde pudesse interagir com os magnatas e políticos influentes da época, exibindo seu potencial através de seus vestidos e joias exuberantes. As doações aos museus faziam parte de uma estratégia de benefício tributário que foi explorado por inúmeras empresas nos Estados Unidos, até os meados dos anos 1980.

Marjorie no Baile da Cruz Vermelha em Palm Beach (1967). Ela está usando a diadema de Marie-Louise , além de colar, brincos, broche e pulseira em ouro e turquesas persas, confeccionadas por Harry Winston, em 1961, para combinar com a tiara imperial.

Fonte: Livro 20th Century Jewelry & The Icons of Style, by Stefano Papi & Alexandra Rhodes.

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