A história das pedras preciosas relacionadas aos signos do zodíaco surgiu de uma crença que atravessou séculos e que, ainda nos dias de hoje é utilizada pelo mercado joalheiro em diversos países como estímulo de compra.

As primeiras civilizações (até 3000 aC) na Índia e na Babilônia, atribuíram às pedras preciosas raras e belas algumas propriedades mágicas e místicas. Em contos antigos encontramos que os primeiros compradores de gemas buscaram o conselho dos astrólogos renomados de sua região, na esperança de que eles pudessem influenciar as forças universais que eram identificadas com os planetas a seu favor. Não houve uma classificação formal das pedras preciosas em razão da sua composição química, porém a cada sinal do zodíaco foi atribuída uma pedra preciosa com base em um sistema de cores. A cor era cuidadosamente pensada para desencadear o poder atribuído à pedra. Os sistemas indianos e babilônicos ligavam os planetas governantes com suas gemas correspondentes, dando origem ao sistema do tipo do zodíaco que usamos hoje.

Flavius Josephus_GemsConsult_Andre leite

Flavius Josephus | GemsConsult – Andre leite

Josefo (Flavius Josephus), também conhecido pelo seu nome em hebraico Yosef ben Mattityahu, em seus escritos da época de 50 d.C., proclamou uma conexão entre as doze pedras no peitoral do Sumo Sacerdote, aos doze meses do ano e aos doze signos do zodíaco. Até o século XVIII , não foi encontrado nenhum documento verossímil que afirme o hábito de pessoas que realmente usavam pedras preciosas sob influência mística correlacionadas ao mês de nascimento ou com o zodíaco. As pessoas usavam ou carregavam pedras preciosas no início da história, por crença em suas propriedades terapêuticas e medicinais. Essas propriedades foram então associadas com características do zodíaco, tornando-os talismãs para aqueles que nascessem nos mesmos meses relacionados com os princípios da crença anterior.

As pedras de nascimento ou birthstones , como as conhecemos hoje, são uma lista de pedras que foi montada pela primeira vez em 1912 pela American National Association of Jewelers. Esta lista tem mérito histórico como explanamos acima, mas algumas substituições foram obrigatoriamente realizadas, com base na disponibilidade relativa a produção ou a demanda comercial de cada país ou região.

Estamos preparando mais novidades, curiosidades e conteúdos exclusivos para você. Nos acompanhe por aqui, e estamos também no Facebook e Instagram. Você também pode deixar sua sugestão de temas para novos conteúdos, basta deixar em nossos comentários.