Dentre inúmeros tipos de Opalas, vamos falar hoje sobre o tipo Boulder (australiana).

Opala “Boulder” é um tipo de opala sólida que ocorre associada com sua matriz geológica, em geral de composição ferruginosa (por exemplo, ironstone), resultando em uma mistura de Opala preciosa e sua matriz, cuja beleza é adquirida após o polimento da gema. Em geral, a matriz de cor acastanhada escura, é encontrada na base das gemas lapidadas (geralmente cabochão – estilo livre), oferecendo um fundo escuro para melhorar a sua aparência visual realçando suas cores.

Opala Boulder _GemsConsult_Andre Leite

Opala Boulder | GemsConsult – Andre Leite

Os vastos campos de Opala em Queensland, na Austrália, são conhecidos pela produção da maior parte do material visto no mercado internacional. Em Andamooka, também na Austrália, há um tipo particular de Opala associada com quartzito que é conhecido como “Senhoras Pintadas”. Estas, realçam suas cores somente após sofrerem um tratamento especial. Esta gema gigante da foto, pesando 2,615 quilates foi batizada de Opala Galaxy, apresentando fantástica iridescência, proveniente de um bruto ainda maior pesando, aproximadamente, 3.500 quilates, encontrado em Opalville, Queensland (Austrália) em 1980.

Este mesmo nome foi dado a uma Opala brasileira, branca leitosa, com excelente opalescência (jogo de cores) pesando 3,750 quilates, encontrada na mina do Boi Morto (Piauí) em 1970, causando alguma confusão de nomeação ou identificação entre as duas gemas.

Acompanhe nossos canais e fique por dentro de conteúdos exclusivos, novidades e muitas curiosidades do mercado de gemas e joias.